Vença a Depressão e altere a sua História

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 121 milhões de pessoas sofrem de depressão. É a quarta principal causa de incapacitação em todo o mundo e, de acordo com projeções da OMS, em 2030 será o mal mais prevalente do planeta, ultrapassando o cancro e algumas doenças infeciosas. O distúrbio não deixa marcas aparentes, é difícil de ser diagnosticada por exames de imagem e, muitas vezes, é confundida com uma tristeza normal.

Depressão ou Distúrbio Depressivo Maior – ou ainda depressão maior – é uma doença que afeta principalmente o humor psicológico, apesar de não se restringir a isso. Afeta a saúde, o corpo, os pensamentos e a forma de compreender do deprimido, mas também o modo de se relacionar com o mundo.
A depressão faz com que o indivíduo seja acometido por uma sensação de tristeza profunda, falta de energia, desânimo e desinteresse.

Dependendo do grau da depressão, até mesmo as coisas que pessoa mais gostava de fazer se tornam cansativas e enfadonhas. Alguém com o humor deprimido (baixo), anda devagar, fala pouco, apresenta baixa autoestima e baixa autoconfiança.

Identifique os sintomas

• Humor depressivo durante a maior parte do dia.
• Diminuição de interesse ou prazer em quase todas as atividades.
• Perda de peso (sem dieta) ou aumento de peso significativo.
• Diminuição ou aumento diário do apetite.
• Insónia ou hipersónia (necessidade de dormir muito).
• Inibição/lentidão de movimentos.
• Agitação.
• Náuseas, alterações gastrointestinais.
• Fadiga ou perda de energia.
• Sentimentos de desvalorização ou culpa excessiva.
• Pensamentos recorrentes acerca da morte, ideias de suicídio ou
tentativas de suicídio.

Conheça as causas

Acredita-se que a condição seja causada por uma combinação de fatores genéticos, ambientais e psicológicos. Entre os fatores de risco está a história de depressão na família, alterações significativas na vida, determinados medicamentos, problemas de saúde crónicos e consumo de drogas. O diagnóstico de distúrbio depressivo maior tem por base a descrição das experiências por parte da pessoa e a avaliação do estado mental.

Prevalência do diagnóstico clínico de depressão no mundo

Hipnose Clínica - Depressão

Países com a cor vermelha apresentam as maiores taxas de depressão.
Países com a cor azul têm taxas de depressão mais baixas. (Max Fisher / The Washington Post)

Qual é o tratamento?

Quando a doença está num estado grave é necessário combinar o aconselhamento psiquiátrico com a medicação e psicoterapia/hipnoterapia. Nos casos mais simples, e no início da doença, a psicoterapia/hipnoterapia podem ser suficientes. Nas minhas clínicas, os psicólogos trabalham segundo o meu método de trabalho, que é A Terapia Diamante®, uma abordagem terapêutica com a técnica da hipnose e programação da mente.

De que forma ajudamos?

• Favorecemos a mudança dos comportamentos ineficientes e trabalhamos as questões motivacionais para comportamentos eficientes.
• Potenciamos a alteração da relação com as distorções de pensamento que contribuíram para o pensamento negativista que carateriza o estado depressivo.
• Trabalhamos as crenças limitantes do paciente, ajudando-o a elaborar novas crenças facilitadoras para o futuro.
• Levamos o paciente a focar-se em situações futuras positivas para reforçar as suas necessidades e trabalhar expetativas realistas.
• Vamos à origem do problema através da técnica regressão na idade, entre muitas outras no método da Terapia Diamante®, para libertar a carga emocional que esteja recalcada. Assim, o paciente irá alcançar o bem-estar.