Clínica Dra. Rosa Basto - Psicologia e Hipnoterapia | Caos interior: o efeito silencioso do stresse

Caos interior: o efeito silencioso do stresse

O conceito de stresse teve origem na física, no século XVII e significava dificuldade, exigência, adversidade, aflição. Após uma longa viagem, este conceito chegou à psicologia e está relacionado com a perceção de ameaça por parte do indivíduo. Nesta ciência, stresse é o processo de resposta do indivíduo aos acontecimentos quotidianos suscetíveis do ameaçar ou pôr em causa o seu bem-estar.

Definem-se duas formas de stresse: o adaptativo, quando provoca respostas adequadas à situação em causa e o desadaptativo, quando provoca respostas desadequadas à situação. Existem fatores que conduzem ao stresse e, nestas circunstâncias, devemos ter em conta que os mesmos têm a ver com as características e os limites de cada pessoa. Assim, a mesma situação pode causar stresse a um indivíduo e não causar a outro.

Entre os fatores que frequentemente originam stresse, podemos nomear: o excesso de trabalho ou a ausência do mesmo, os conflitos interpessoais laborais ou familiares, o excesso de responsabilidade, o isolamento social e as dificuldades financeiras.

O stresse apresenta determinados sintomas aos quais devemos prestar atenção:

• Diminuição da autoestima
  • Dificuldade na tomada de decisões
  • Distanciamento afetivo
  • Impaciência
  • Irritabilidade
  • Sentimentos de frustração
  • Apatia
  • Sensação de pressão constante ou de obtenção fácil de prazer e ansiedade

Esta sintomatologia pode conduzir a doenças fisiológicas como as cardiovasculares, as metabólicas, as digestivas, as inflamatórias, as renais, as infeciosas, as reumáticas, e ainda, diabetes, cancro, eclampsia, artrite, alergias e hipertensão. Isto, dependendo do órgão que estiver mais fragilizado e portanto, mais predisposto para adoecer. Por outro lado, a mesma sintomatologia pode conduzir a doenças mentais como a depressão, a impotência sexual e outras doenças relacionadas com elevados níveis de ansiedade, nomeadamente, ataques de pânico, perturbação aguda de stresse e perturbação da ansiedade generalizada. Cada pessoa vai sofrer da doença para a qual tiver maior predisposição.

…a mesma sintomatologia pode conduzir a doenças mentais como a depressão, a impotência sexual e outras doenças relacionadas com elevados níveis de ansiedade…

Estes conhecimentos tornam evidentes a urgência em adotar um estilo de vida saudável, para assim evitar as consequências negativas do stresse.

Para tal, pode adotar uma dieta saudável, fazer exercício físico adaptado à sua saúde, dormir bem e em número de horas suficientes, adotar o estilo assertivo de comunicação, desenvolver tarefas que lhe proporcionem prazer e criar tempo para conviver com a família e os amigos. Ainda assim, se sentir que não está a ter a qualidade de vida desejada e associar este facto aos sintomas de stresse, pode procurar a sua resposta na terapia. Na Clínica Dra. Rosa Basto, para além de encontrar os serviços convencionais de psicologia clínica, pode ainda obter ajuda por via da hipnoterapia, serão selecionadas as técnicas mais adequadas a si e às suas dificuldades ou problemas e, desta forma, trabalharemos em conjunto para melhorar o seu quotidiano.