«O meu sofrimento era horrível» – Fobia de Cães

Constança e os pais eram privados da sua liberdade, pois quando a filha se cruzava com um cão as suas acções eram completamente imprevisíveis.


Sentir medo é normal, as situações desconhecidas podem conduzir a algum tipo de ansiedade. Ter medo pode definir-se como uma sensação de perigo ou que algo mau está prestes a acontecer, sendo, no geral, acompanhado por sintomas físicos que incomodam bastante. Este tipo de medo contribui para uma prevenção antecipada, de forma a não sermos afetados. A isto chama-se ansiedade funcional. Quando esse medo é desproporcional à ameaça, por definição irracional, com fortíssimos sinais de perigo, e também seguido de evitação das situações causadoras de medo, é denominado fobia, medo patológico ou ansiedade disfuncional.

O caso clínico:

Constança esteve quase a saltar da varanda de um prédio, vivia condicionada com um medo incontrolável de cães.


Após o processo terapêutico pelo nosso método de trabalho a Terapia Diamante®:

Um dos grandes motivos que leva as pessoas a desenvolverem fobias deve-se ao estado de ansiedade extrema em que se encontram.

Atualmente, é comum as pessoas desempenharem múltiplas funções em simultâneo, gerando stress – que é ansiedade generalizada. No entanto, não podemos dissociar esta explicação dos diversos fatores que despoletam estes quadros de ansiedade, nem do facto de existirem pessoas que são mais propensas para o efeito, devido à sua condição genética e história de vida. Esta sintomatologia acompanhada pelo pânico ou mesmo ataques de pânico leva a que os pacientes fóbicos evitem a todo o custo as situações que desencadeiam o processo fóbico, alterando por completo as suas rotinas.

Saiba mais no artigo:
O que é uma Fobia?

Sobre o autor

Dra. Rosa Basto

Licenciada em Psicologia
Hipnoterapeuta
Criadora do método Terapia Diamante®
Presença quinzenalmente na TVI com a rubrica “Curar com a Hipnoterapia” no programa A Tarde É Sua
Palestrante e Formadora nacional/internacional de Hipnose Clínica e PNL e Terapia Diamante®
Rubrica: Hipnoterapeuta dos Portugueses na Revista Zen Energy


Comentários

Share this post